apócrifo
a·pó·cri·fo
Significado de Apócrifo
adjetivo
1. Diz-se do que não é original ou genuíno; aquilo cuja veracidade não foi comprovada
2. Que não pertence ao autor a que é associado
3. Diz-se da obra religiosa que não é canónica
4. Relativo aos escritos que não são reconhecidos ou validados pela Igreja Católica como constituintes do cânone bíblico
Etimologia
Do grego: apókryphos; do latim: apocrўphu
Sinónimos de Apócrifo
Antónimos de Apócrifo
Definição de Apócrifo
Classificação gramatical: adjetivo
Divisão silábica de apócrifo: a·pó·cri·fo
Plural de apócrifo: apócrifos
Feminino de apócrifo: apócrifa
Exemplos com a palavra Apócrifo
Logo no prefácio apócrifo "do editor" somos introduzidos, por portas travessas, na proclamação estética de Púchkin, que usa o depoimento de um amigo de Ivan Bélkin (o autor inventado), para fazer a apologia de uma literatura verídica, inspirada em acidentes na vida das pessoas, onde até os nomes das personagens e lugarejos são verdadeiros devido "à falta de imaginação" do autor.
Digo isto, porque a teoria de Cristina Martin anda na linha de livros antissemitas como o célebre apócrifo 'Manifesto dos Sábios de Sião', grande bestseller quando estive em Teerão, após a tomada do poder dos Ayatollhas.
A velha arquitectura francesa dos tempos do protectorado hesita entre a decadência, e a rendição ao betão apócrifo, e a recuperação. Nas esplanadas cosmopolitas do Sisowath Quay, de nomes chiques e pretensiosos, o hedonismo exuberante de milhares de turistas convive com o sono de famílias deitadas nos passeios.
apócrifo