sofisma
so·fis·ma
Significado de Sofisma
nome masculino
1. Argumento ou raciocínio que parece lógico ou verdadeiro mas não é, procurando na realidade iludir alguém
2. (Linguagem informal) ato de má-fé praticado para enganar alguém; engano; logro
Etimologia
Do latim: sophisma
Sinónimos de Sofisma
Definição de Sofisma
Classificação gramatical: nome masculino
Divisão silábica de sofisma: so·fis·ma
Plural de sofisma: sofismas
Exemplos com a palavra Sofisma
Já se sabe que o discurso político é, por norma, repleto de sofismas. Em resumo, um sofisma é uma proposição que tem a aparência de verdade mas é falsa. Uma das mais conhecidas, desde o tempo dos gregos, é esta: “Um bom cavalo barato é raro; como tudo o que é raro é caro, não pode haver bons cavalos baratos”.
Eis ao que a Justiça chegou: uma prisão sem factos e sem provas; diligências essenciais proteladas; a busca da verdade substituída pelo alarido mediático cirurgicamente alimentado; a difamação, a calúnia, o sofisma, em lugar de imputações claras, sérias e honestas.
Algumas ideias subscritas pelos docentes: apoiar mais o privado não garante uma maior qualidade do ensino; o ensino obrigatório devia ser alargado ao 12º ano; a avaliação das escolas não pode cingir-se aos resultados obtidos em provas de avaliação externa; associar exames a qualidade é "um sofisma"; as razões apresentadas pela tutela para suspender a revisão curricular do secundário "não são suficientes para fundamentar essa medida".
sofisma